O Marido Exemplar! * O Chefe da casa *

POSTAGEM MENSAL

O chefe da casa
Postado dia 01/03/2017



Você que é casado, marido e pai deve procurar ser alguém que exerce uma liderança lúcida, objetiva, amorosa e capaz em sua família. 
Uma boa liderança exige: 
Presença: A presença do marido e do pai no lar é de importância inestimável. Todo marido deve fazer uma autoanálise e perguntar a si mesmo: Quanto tempo estou dedicando à minha esposa e filhos filhos? Como posso melhorar?" 
Dando prioridade sua família: O marido deve colocar Deus em primeiro lugar, depois a esposa, os filhos e, então, trabalho. 
Sendo atento: você é um marido perceptivo? Através da sua presença em seu lar e da prioridade dada à sua família, o homem pode perceber as necessidades de sua esposa e de seus filhos. Confiando que o Senhor lhe dará capacidade para liderar sua família: Alguns homens argumentam que não são bons lideres, mas Deus pode mudar essa característica de sua personalidade. O Senhor ordenou que o marido fosse o chefe da casa. Sendo assim, ele o equipará com meios necessários para estabelecer alvos e cumpri-los. 
Se você tem encontrado resistência por parte de sua esposa e filhos em aceitar sua autoridade, seu primeiro recurso é recorrer a Deus, expondo suas fraquezas e buscando na Palavra as orientações que ele deixou para dirigi-lo nessa área. 
Deus quer ajudá-lo e fazer de você um marido e um pai que sabe para onde está indo, que é capaz de levar outros com você e que faz com que eles sejam e façam aquilo que você é e faz.


A força que vem de Deus
Postado dia 01/03/2016




Uma série de artimanhas que satanás planeja com a intenção de levar o ser humano a pecar. No que diz respeito a área sexual, ele é realmente muito criativo. Cada dia que passa, o ser humano se depara com a pelos eróticos mais ousados, e, infelizmente, a curiosidade é uma armadilha que engana facilmente as pessoas. Tudo pode começar com um mero interesse em algo mais para satisfazer suas indagações. Um dos recursos recorrer a filmes e literatura pornográficas, que provocam fantasias eróticas e  prejudicam a vida espiritual e emocional. Por outro lado, muitas pessoas casadas não conseguem apreciar e valorizar a santidade do sexo em seu casamento e partem para as experiências extra conjugais. Mas, passado a sensação de novidade, só resta tristeza e culpa.
É preciso ter bastante temor a Deus e a sua palavra, ao mesmo tempo coragem e auto controle para dizer não às tentações. José conseguiu manter-se íntegro e puro quando a esposa de seu senhor tentou seduzir. Apesar de ser inocente, ele sofreu sérias consequências.  Mas, por ter decidido resistir ao pecado e optado por honrar a Deus, o senhor também o honrou e tornou seu nome respeitado através do séculos., Seu exemplo é um desafio a ser seguido por todos os seres humanos. Onde José encontrou forças para manter esse íntegro ?  No próprio Deus. Nosso pai é o mesmo ontem, hoje e sempre. Leia a Bíblia, ore, vista a armadura divina para vencer as tentações do inimigo (Efésios 6:10-17), e espelhe-se em José, que não quis cometer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus.


Gravidez
Postado dia 01/02/2016





Rebeca estava grávida de gêmeos, e a Bíblia nos diz que eles lutavam em seu ventre. Deus já conhecia os dois meninos que estavam para nascer. O Senhor conhece cada bebê desde o ventre materno. Por isso, não quer que nenhuma gravidez seja interrompida deliberadamente. Nosso Deus não aprova o aborto. Muito pelo contrário, ele quer que cada bebê nasça em um lar onde será cercado de amor e carinho.

Se você está grávida, peça a companhia cuidado do Senhor para que tudo possa correr bem até o nascimento do bebê. Se você sofre porque já cometeu um aborto, entregue o seu sofrimento a Deus. Ele pode perdoar, curar, restaurar e reconstruir a sua vida.



É difícil, mas necessário
Postado dia 01/01/2016



Somente aqueles que têm oportunidade de aconselhar casais em crise sabem o problema que os jovens enfrentam quando se casam e precisam deixar a casa de seus pais. Quando um dos cônjuges insiste em permanecer olhando para trás, quando ele não consegue se desligar da sua vida de solteiro ao lado dos pais,  o novo relacionamento corre perigo.

A jovem esposa persiste em continuar submissão a autoridade dos pais, subestimando a liderança do marido e sugerindo, talvez até inconscientemente, que essa liderança é inadequada. O marido não consegue esquecer sua vida na casa de seus pais e não assume inteiramente  seu novo lar, gerando na esposa sentimentos de insegurança, pois ela não confia em suas decisões como líder da família.

Assim como é destrutivos os filhos não cortarem o cordão umbilical que os liga aos pais quando casam, da mesma forma é prejudicial quando acontece o contrário. Há pai, mãe ou ambos que não  liberam seus filhos para iniciarem sua nova vida independentes de sua supervisão, e, sendo um pouco mais incisivo, até diria intromissão. Incapazes de não continuar exercendo sua influência sobre os filhos ou, em alguns casos, sem nenhuma disposição para deixar de fazê-lo,  eles, deliberadamente ou não, tecem laços que os amarram a um imenso peso de obrigação e dívida emocional.

Às vezes, a uma série de fios finíssimos, sutis, verdadeiras  teias que prendem os pais ao jovem casal. São representados por oferta generosas, altruístas, realmente sinceras, mas, quando os os filhos menos esperam, se veem atados a nós difíceis de serem desmanchados, justamente quando se esforçavam tanto para se tornar mais independentes.

É realmente difícil " deixar pai mãe ". Porém, se os jovens não aprenderem a "deixar", estarão comprometendo o "unir" e colocando em risco o elo  mais sólido de todo casamento.


Família bênção de Deus ao ser humano
Postado dia 01/12/2015





Deus fez o ser humano especial, diferente de tudo o que havia criado antes. O senhor criou homem e mulher e os abençoou (vs. 27-28) - e teve tanto amor e cuidado ao formá-los, que os fez parecidos com ele.

Além disso, somente aos seres humanos foi concedido o privilégio de se comunicarem com seu Criador. No Jardim do Éden, essa comunicação era direta (3.8), mas, com o pecado e a queda do homem, o elo se quebrou.

Por isso, atualmente, Deus se comunica com as pessoas através da Bíblia Sagrada, onde está registrada a sua Palavra. E é por meio dessa Palavra, que tem o poder de transformar vidas, que o Senhor que e espera abençoar a sua instituição mais sagrada, a família. Deus deseja estar presente em cada lar, levando paz, perdão e harmonia.


Quais são suas prioridades?
Postado dia 01/11/2015




Quando Deus ordenou a Abraão partisse para viver em outras terras, Ló, seu sobrinho, o acompanhou. Tornando-se um peregrino, assim como seu tio, Ló também passou a desfrutar dos benefícios das promessas feitas ao patriarca.
Porém Abraão e Ló eram diferentes. O primeiro procurava uma cidade para morar em que Deus fosse o arquiteto e edificador (Hebreus 11:10). O segundo não conseguia esquecer a vida de comodidades que havia deixado para trás.
Quando ambos se separaram, Abraão permitiu que Ló escolhesse as terras onde gostaria de habitar. É claro que ele escolheu as melhores terras (v. 10) e montou suas tendas em direção a Sodoma. Logo, porém, Ló decidiu viver na cidade. O versículo 13 diz que " os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor ". Apesar de ser um homem de prestígio em Sodoma, Ló nada fez para convencer aquele povo a voltar-se para Deus. Enquanto isso, Abraão chegou à terra em que queria morar e, imediatamente, " levantou ali um altar para o senhor" (v.18).
Devemos refletir séria e sinceramente sobre quais são as nossas prioridades. Será bem estar, fama, poder, dinheiro? Se colocarmos como prioridade apenas o que satisfaz nossos desejos, as consequências podem ser graves. A Bíblia nos encoraja buscar em primeiro lugar a Deus, com a promessa de que tudo mais de que necessitamos será acrescentado à nossa vida Mt 6:33). Devemos dedicar e utilizar o que o Senhor nos dá para sua glória, e, que sejamos ricos ou pobres, famosas ou não, nossa prioridade é sermos um exemplo de fé e temor a Deus, mesmo no lugar como Sodoma.


Intimidade
Postado dia 01/10/2015




Antes de o pecado entrar no mundo, a intimidade entre Adão e Eva era pura e profunda. Em Gênesis 2:25, lemos que "um e o outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam". Depois de ter em pecado, seus olhos se abriram, eles perceberam sua nudez e a intimidade foram deturpadas. E é exatamente essa deturpação do sexo e da intimidade do relacionamento de um homem e de uma mulher, a negação de sua santidade, que fez nascer o egoísmo, a frustração e a insatisfação entre os casais. Mas em Cristo há perdão e renovação da mente. Com o auxílio de Deus e o perdão constante, marido e mulher podem crescer em amor e intimidade sadia. Confiando no Senhor e dependendo dele, os casais podem realmente se tornar "uma só carne".


Lua de mel: Sinônimo de romantismo e encantamento
Postado dia 01/09/2015




Deus considera a relação sexual fundamental no casamento. É na relação sexual que a união do casal se concretiza, pois, através dela, ambos se descobrem e se conhecem de forma mais profunda e íntima, passando a ser "uma só carne". Por isso, é essencial que o casamento comece bem, isto é, com uma lua de mel inesquecível. Não é preciso ser algo caro ou sofisticado. O importante é que os recém-casados possam estar a sós e desfrutar de um período alegre, tranquilo e íntimo, para se conhecer fisicamente e aproveitar todo o romantismo que a ocasião reclama. Esses momentos a sós podem ser a base para uma vida íntima em todos os aspectos, quer seja física, emocional, intelectual ou espiritual. No decorrer da vida, com o passar dos anos, apesar de esse conhecimento íntimo não representar novidade, o casal deve investir em manter vivo todo encantamento e prazer que envolvem a relação sexual, como se ainda estivessem em lua de mel.


Cortando o mal pela raiz
Postado dia 01/08/2015




Irmãos e irmãs podem ser os maiores amigos, ou piores inimigos ou ambos. Tudo depende da situação, da ocasião e do humor de cada um. Caim matou Abel por ciúme, raiva e rancor incontroláveis. Esse é o primeiro relato de rivalidade entre irmãos de que temos notícia. A Bíblia nos revela, através de vários exemplos relatados em suas próprias páginas, os resultados trágicos que esse tipo de sentimento pode causar. Leia: Gênesis 37:12-36; Juízes 9:5; 2Samuel 13:28-29a; 1Reis 2:25; 2Crônicas 21.
É certo que a rivalidade entre irmãos não deve ser considerada como algo aceitável e natural, principalmente àqueles que professam a fé cristã. O que fazer então?
Em primeiro lugar, é preciso descobrir e procurar entender o porquê de isso estar acontecendo, para assim cortar o mal pela raiz. Os pais devem orar constantemente para que tal problema seja solucionado e haja cura e paz entre irmãos. Além disso, devem procurar estreitar seu relacionamento com cada um dos filhos, ensinar-lhes sobre o perdão e tentar proporcionar-lhes um ambiente que despreze amizade, carinho, compreensão, paciência, respeito e amor.
Por fim, os pais devem confiar em Deus, pois ele é capaz de modificar os corações e é o maior interessado em que exista paz, amor e cordialidade entre os membros da família.

Seja diferente
Postado dia 01/07/2015






Na época em que Noé viveu, a sociedade não era muito diferente da nossa. Havia pecado, violência e hipocrisia por toda a parte. As pessoas estavam afastadas de Deus, e Ele se entristecia por ver suas próprias criaturas naquela situação. Mas havia uma exceção: Noé e sua família. No versículo 9, lemos que "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus." Mesmo em meio a tanto pecado, Noé teve um comportamento diferente e fez o que agrada agradava a Deus.
Muitas vezes, tentamos justificar nossas atitudes ou aliviar nossa consciência argumentando que estamos fazendo apenas o que "todo mundo", faz. Noé e sua família, porém, são um exemplo indiscutível de pessoas que resolveram não seguir a maioria e, por isso, foram salvas da morte e se tornaram modelos para todas as famílias em qualquer época. E eles precisaram ter fé para agir assim. Deus lhe deu uma tarefa inesperada, que fez com que fossem ridicularizados e humilhados. Noé foi considerado um louco quando começou a construir uma barca imensa, longe de qualquer rio ou mar. Ele foi mais além e avisou à todos da cidade que o Senhor havia prometido fazer cair dos céus uma chuva tão forte, que inundaria aquele lugar e faria flutuar a embarcação que estava sendo construída. E as palavras de Deus inundaria aquele lugar e faria flutuar a embarcação que estava sendo construída. E as palavras de Deus se cumpriram. Os incrédulos foram condenados, e Noé e sua família, salvos.
Na cruz, Jesus fez algo extraordinário por você e por sua família. Ele morreu e ressuscitou para lhes garantir a vida eterna. Vocês podem até ser ridicularizados ou humilhados por crer nisso, mas sua fé é o passaporte de entrada para a vida eterna. Deus tem muitas surpresas reservadas para todos nós. Seja um modelo de fé para sua família e para a sociedade. Não se acomode, aceitando o que todos dizem ser um modelo de fé para a sua família e para a sociedade. Não se acomode, aceitando o que todos dizem ser normal; siga somente as orientações de Jesus em sua Palavra. Lembre-se do exemplo de Noé!


Conectados com Deus
Postado dia 01/06/2015





Quando Deus destruiu Sodoma e Gomorra por causa do coração corrompido e pecador de seu povo, Abraão intercedeu  pela vida das pessoas que moravam ali. Na verdade, ele insistiu repetidas vezes, chegou mesmo a ser ousado diante de Deus, argumentando que, se houvesse dez pessoas de bem nas cidades, seria injusto destruí-las. O Senhor estava disposto a determinar o destino de Sodoma e Gomorra levando em conta as orações de Abraão, seu servo.
É maravilhoso saber que Deus governa também respondendo orações de seus filhos. Ele incentiva e desafia seu povo a orar e, como consequência, age em resposta às suas intercessões. O Senhor transforma sociedades, salva pessoas e derrota Satanás por amor àqueles que não lhe querem bem. Entregue suas alegrias e tristezas nas mãos do Senhor diariamente. Ele está sempre pronto a ouvir e a responder nossas orações.


Cuide da sua mente
Postado dia 01/05/2015





O episódio relatado em Gênesis 19 nos mostra claramente como Deus desaprova deturpação sexual. Ele criou o homem e a mulher para que fossem uma só pessoa (2:24), e o que vai além disso não está em seus planos.
Quando os dois anjos enviados pelo Senhor se hospedaram na casa de Ló, vários homens tentaram invadi-la para violentar os dois visitantes. Felizmente Deus impediu que tal pecado e afronta fossem cometidos.
Em nossos dias, é muito comum ouvirmos pessoas declarando que "o importante é ser feliz" ou "tudo o que é feito com amor é válido". Não se deixe enganar! Fuja das tentações do diabo. Tome muito cuidado para não cair em sua armadilha. O mundo atual apresenta variadas ciladas de Satanás que nos conduzem facilmente ao engano e ao pecado. Por isso, seja criterioso a respeito daquilo que você lê, ouve e faz. Busque na Palavra o conselho e a orientação para sua vida. Mantenha sua mente ligada às coisas de Deus e dependa dele para viver uma vida pura. O Senhor deseja abençoá-lo.


Invista em seu relacionamento conjugal
Postado dia 15/04/2015



A poligamia era uma prática comum no Antigo Testamento, apesar de ser contra a vontade de Deus. Mas ela não conseguia fazer as pessoas felizes, como pretendiam. Ao invés disso, causava infelicidade, desprezo, brigas e confusões. Jacó era casado com Leia e Raquel, mas amava Raquel, Leia alimentava a esperança de que, por ter gerado filhos, seria amada, mas isso nunca aconteceu.
O sofrimento de Leia é o mesmo de muitas mulheres em nossos dias. Alguns maridos se envolvem demais com seu próprio trabalho e interesses pessoais a ponto de a mulher sentir-se desprezada, não amada. O romantismo dos tempos de namoro evapora rápido demais. Algumas mulheres fazem tudo para chamar atenção de seu marido: procuram engravidar, tentam sucessivas e estranhas dietas pra se manter com um corpo que a sociedade considera ideal e tornam-se obcecadas por outros cuidados com a aparência. Mas tudo isso pode ser em vão e, diante do fracasso, caem em depressão.
Quando o casal investe no companheirismo, intimidade, respeito, compreensão, fidelidade, afeto e amor mútuo, aumentam muito as chances de o casamento dar certo. Deus nos desafia a amarmos uns aos outros. E é exatamente no relacionamento conjugal que podemos aprender como obedecer-lhe.



Correndo atrás do vento
Postado dia 01/03/2015


O homem necessita sentir-se realizado. Essa é a natureza que Deus lhe deu. Em Gênesis 2:15, lemos que o Senhor delegou a Adão a tarefa de cultivar e cuidar do jardim do Éden. O trabalho que Adão tinha de realizar não lhe foi dado porque ele havia pecado. Deus atribuiu o trabalho como uma vocação santa antes de o pecado surgir no mundo. Ele foi dado pelo Senhor ao homem para ser uma bênção, idealizado para ocupar seus dias. Além disso, através de seu trabalho, o ser humano glorifica a Deus. A diferença entre o trabalho antes e depois da queda está no fato de que, quando o homem pecou, tudo se tornou mais difícil para ele. 
Deus deu ao ser humano o desejo e a necessidade de realização. É um desafio que, às vezes, exige sacrifício, mas vale a pena porque contribui para a conquista e transformação do mundo em que ele vive.
Sendo assim, como criaturas e filhos de Deus, temos a responsabilidade de colocar nosso trabalho sob uma perspectiva correta. O sábio rei Salomão fez uma declaração a esse respeito: 
"Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol". (Eclesiastes 2:10-11). O que Salomão quis dizer? Não importa quanta satisfação a carreira possa nos oferecer, ela jamais representará nossa principal realização. Nossa verdadeira realização depende de conhecermos a Deus intimamente, andarmos em perfeita comunhão com ele amá-lo para sempre.



Sem tempo para o lazer
Postado dia 01/02/2015


Algumas pessoas acham que o descanso e o lazer são desnecessários e alardeiam, orgulhosas, que nunca tiram férias. Entretanto, é interessante observar que a Bíblia nos conta que Deus descansou depois de ter criado o mundo. Será que o Senhor, o Deus todo poderoso, ficou cansado e precisou parar e relaxar para recuperar as suas forças? Particularmente, creio que ele descansou para oferecer um modelo para seguirmos. Nós sim, precisamos de um dia na semana para descansar e de férias anuais para reanimar e recarregar as baterias.
Ninguém é tão indispensável e insubstituível a ponto de não poder cogitar em tirar férias alguns dias para usufruir de descanso e lazer. Além disso, quando os pais trabalham incessantemente, condenam a família a pagar um preço alto por seu ativismo.
A principal característica a ser destacada na vida de um cristão não pode ser seu trabalho. O cristão não deve ser identificado através de sua área de atividade ou pela empresa em que atua, mas pelo seu compromisso de viver segundo a vontade de Deus.
Penso que não há uma pessoa que goste de ser taxada como acomodada. Costumamos relacionar o cansaço à santidade. As pessoas estão cada vez mais ocupadas e não conseguem encontrar tempo para aprofundar seus relacionamentos, aproveitar a companhia uns dos outros, divertir-se, apoiar-se e  viver significativamente sua relação com os familiares e amigos. Creio que muitos conflitos familiares poderiam ser solucionados ou até mesmo evitados se a família passasse mais tempo junta e usasse esse tempo para aprofundar seus relacionamentos.
Será que somos mais ocupados que o Senhor? Ele separou um tempo em sua agenda superatarefada para descansar. Será que nós não conseguimos - ou não queremos - arranjar um tempinho para dedicar ao nosso cônjuge e à nossa família? Pense nisso seriamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário